terça-feira, 12 de junho de 2012

12 de junho: Dia Mundial de Combate ao Trabalho

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL


Enquanto a maioria da sociedade comemora as festividades do dia 12 de junho como o dia dos namorados, as instituições voltadas para os atendimentos de CRIANÇAS e do   ADOLESCENTES não tem muito o que comemorar, visto que as instituições dedica-se a essa data como o DIA INTERNACIONAL DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL, problema este que assola o nosso país.  No Brasil atualmente há cerca de um milhão e meio de crianças e adolescentes exploradas apenas no trabalho de campo. A maior concentração é no Nordeste. Mas foram o Sul e o Centro-Oeste que apresentaram maior crescimento. A população de crianças no trabalho cresceu, por exemplo, 1,2 ponto percentual em Santa Catarina, que tem forte tradição em agricultura familiar. 



No Brasil vários FÓRUNS estão sendo realizado em suas Unidades Federativas, Estados como Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná,  Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e no Maranhão. Esses Fóruns servirão para discutir propostas referente ao assunto.

No Maranhãoo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, chama a atenção para as diversas razões levam crianças e adolescentes ao trabalho precoce, sendo a mais perceptível a pobreza. "Geralmente crianças e adolescentes começam a trabalhar para ajudar no sustento da família. No entanto, outro aspecto que incentiva a prática é a visão cultural que permeia muitos lares de que trabalhar é uma forma de evitar o envolvimento com a marginalidade. Essa forma de encarar a questão, acaba ocultando os desrespeito a inúmeros direitos como a educação, saúde, lazer, convivência familiar entre outros".

Informações - Fórum Maranhense de Erradicação do Trabalho Infantil / Paulo Buzar - Coordenador (98) 8813 5025



De acordo com o levantamento, o trabalho infantil cresceu 10,3%, na faixa etária de cinco a 14 anos, em 2005, comparado a 2004. O crescimento foi influenciado pelo aumento da mão-de-obra infanto-juvenil relacionada à subsistência e atividades não remuneradas tipicamente agrícolas. Segundo o IBGE, uma das possíveis causas é a crise da agricultura, principalmente no Sul do Brasil.

P. S - Informações extraídas do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil - FNPETI 

Maiores informações sobre esse assunto visite o site:  http://www.oit.org.br/12dejunho/#


NÚCLEO DE JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA - NJJR!
Projeto RestaurAÇÃO - São José de Ribamar - MA - Brasil
Rua 06, 636 C, CEP: 65.110-000, Vila Sarney Filho, São José de Ribamar-MA
Tel. (98) 3237/2034, e-mail: projetorestauracaosjrma@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário