quinta-feira, 31 de maio de 2012

Agradecimentos aos Parceiros

A equipe do Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa (NJJR) vem agradecer aos parceiros do Projeto pelas publicações de nossas disseminações em seus respectivos sites, em especial ao Jornalista Glaucio Ericeira pela colaboração que tem nos dado na divulgação do Projeto RestaurAÇÃO.


Alita Batista (NJJR) e Glaúcio Ericeira (Jornalista) 


Link no Jornal O Imparcial

http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2012/05/30/interna_urbano,116433/projeto-dissemina-justica-restaurativa-na-grande-ilha-de-sao-luis.shtml

Link no site da Prefeitura de São José de Ribamar

http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/noticia/projeto-dissemina-justica-restaurativa-na-grande-ilha-de-sao-luis



NÚCLEO DE JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA - NJJR!
Projeto RestaurAÇÃO - São José de Ribamar - MA - Brasil
Rua 06, 636 C, CEP: 65.110-000, Vila Sarney Filho, São José de Ribamar-MA
Tel. (98) 3237/2034, e-mail: projetorestauracaosjrma@gmail.com

terça-feira, 29 de maio de 2012

I ENCONTRO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO E JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA NO MUNICÍPIO DE RAPOSA/MA.


Foi realizado na manhã do dia 28/05/2012 no CREAS/CRAS do Município de Raposa/MA,  o I Encontro de Sensibilização sobre Medidas Socioeducativa em Meio aberto e Justiça Juvenil Restaurativa para os atores deste município, com os profissionais do CREAS, CRAS, CONSELHO TUTELAR, CAP’S, SEMAS e CMDCA, esse momento sensibilizatório foi ministrado pela facilitadora Cleuvane Carramilo e o Articulador Márcio Trinta ambos do Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa (NJJR).          



Funcionários dos CT, CAP's, CMDCA,SEMAS, CREAS e CRAS da Raposa / MA.



Facilitadora Cleuvane Carramilo.


Facilitadora Cleuvane Carramilo e o Articulador Márcio Trinta.



Na oportunidade os palestrantes falaram sobre a importância das medidas socioeducativas em meio aberto, no qual se busca ofertar o atendimento necessário ao adolescente em conflito com a lei, de modo a superar a sua situação de vulnerabilidade social. Outro ponto abordado foi relacionado às noções básicas sobre Justiça Restaurativa, que procura alternativa de prevenção e solução pacífica de conflitos envolvendo jovens e adolescentes.



Funcionários dos CT, CAP's, CMDCA,SEMAS, CREAS e CRAS da Raposa / MA.




O Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa ainda prevê para este biênio 2012/2013, cursos de capacitações de facilitadores e a disseminação do Projeto RestaurAÇÃO  para o interior do Estado.





NÚCLEO DE JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA - NJJR!
Projeto RestaurAÇÃO - São José de Ribamar - MA - Brasil
Rua 06, 636 C, CEP: 65.110-000, Vila Sarney Filho, São José de Ribamar-MA
Tel. (98) 3237/2034, e-mail: projetorestauracaosjrma@gmail.com
Acessem o nosso BLOG: http://projetorestauracaosjr.blogspot.com.br/


quarta-feira, 23 de maio de 2012

TRISTE REALIDADE



A violência: uma relação de poder

Um bom começo para compreendermos a questão da violência é conceituar o problema, analisando a forma como ele está sendo tratado. Conceituar é explicar a natureza do fenômeno em estudo, e um mesmo fenômeno pode ser explicado segundo diferentes teorias. Atualmente, no Brasil, o marco teórico adotado para conceituar a violência contra crianças e adolescentes tem por base a teoria do poder. Todo poder implica a existência de uma relação, mas nem todo poder está associado à violência. O poder é violento quando se caracteriza como uma relação de força  de alguém que a tem e que a exerce visando alcançar objetivos e obter vantagens (dominação, prazer sexual, lucro) previamente definidos. A relação violenta, por ser desigual, estrutura-se num processo de dominação, através do qual o dominador, utilizando-se de coação e agressões, faz do dominado um objeto para seus “ganhos” 
(texto extraído do livro: Escola que Proteje: Enfrentando a violência contra as crianças e adolescentes - Coleção Educação para todos, pág. 29)

Fato é que as redes sociais estão presentes em nosso dia a dia. Mas, afinal, até onde elas podem influenciar a sociedade? São elas apenas simples aplicativos que permitem a troca de ideias e fotos, bate papo, onde se procura por amigos e colegas de escola e se promove encontros, incentivando relacionamentos? Elas permitem uma nova maneira de participação da sociedade, com interessantes aplicativos que dão suporte e facilitam os relacionamentos, com intensa e diversificada participação de todos, de olhos nas mudanças no mundo, mas em um mínimo espaço de tempo, tudo muito rápido, em um clique apenas.  Enfim, as redes sociais estão sendo utilizadas por N finalidades, e infelizmente umas dessas finalidades está voltado para prática de crimes abusivos contra a criança e o adolescente. 

Pense nisso:


Violência contra crianças e adolescentes: uma violação de direitos A Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Normativa Internacional nessa área têm como base a teoria da universalidade dos direitos humanos e os direitos peculiares à pessoa em desenvolvimento.  O artigo  7 da Constituição e o artigo 4º do ECA (que o transcreve) definem os direitos da população infanto-juvenil Brasileira, bem como os responsáveis por garanti-los. 

  • É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referente à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária (ECA, 1990).

A violação desses direitos constitui-se, pois, em violência delituosa, definida no Código Penal. Segundo o ECA, em seu artigo 5º:

  • Nenhuma criança ou adolescente será sujeito de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais (ECA, 1990)


Embora os adultos sejam socialmente responsáveis e autorizados a exercer poder protetor sobre crianças e adolescentes, esse poder deve ser exercido de forma adequada. 



Denúcie - Abuso contra criança e adolescente é crime - DISQUE 100



NÚCLEO DE JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA - NJJR!
Projeto RestaurAÇÃO - São José de Ribamar - MA - Brasil
Rua 06, 636 C, CEP: 65.110-000, Vila Sarney Filho, São José de Ribamar-MA
Tel. (98) 3237/2034, e-mail: projetorestauracaosjrma@gmail.com
Acessem o nosso BLOG: http://projetorestauracaosjr.blogspot.com.br/

São José de Ribamar se prepara para o Dia do Desafio

São José de Ribamar se prepara para o Dia do Desafio
Campanha realizada pelo SESC é uma disputa amigável entre cidades, que visa o combate ao sedentarismo. Ação acontece no próximo dia 30, quando o município maranhense competirá com Juazeiro do Norte.O município de São José de Ribamar se prepara para viver momentos de efervescência esportiva. Tudo por conta do Dia do Desafio, ação desenvolvida pelo SESC - MA e que será realizada na próxima quarta-feira (30), em toda a cidade. O Dia do Desafio (Challenge Day) é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde por meio de ações comunitárias. A idéia surgiu no Canadá e foi difundida mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. No continente americano, a campanha é coordenada desde 1998 pelo SESC-SP.
A proposta é interromper as atividades rotineiras dos moradores e mobilizá-los para praticarem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de exercício físico.Nesse dia, duas cidades de mesmo porte competem entre si e a que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence o desafio. É a primeira vez que a cidade ribamarense participa da disputa. Sua concorrente será Juazeiro do Norte, no Ceará, veterana na competição e terceira cidade mais populosa de seu Estado com cerca de 250 mil habitantes, bem como São José de Ribamar, que ocupa o mesmo ranking no Maranhão, possuindo 162.925 habitantes.
Os últimos detalhes sobre a realização do evento foram acertados na última segunda-feira (21), durante reunião realizada no salão de eventos da Secretaria Municipal de Turismo de São José de Ribamar (SEMTUR). A reunião contou com as presenças da coordenadora do evento no Maranhão, Patrícia Oliveira; do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Ribamar, Paulo César; além de diversas lideranças comunitárias do município.
Com o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, a campanha será promovida durante toda a quarta-feira, das 0h às 21h, período no qual estarão sendo executadas diversas atividades físicas em pólos e subpólos espalhados pelo município.
Os pólos serão na região da Sede, Panaquatira, Parque Vitória e no Viva Vilas, na Vila Flamengo. Já os subpólos estarão funcionando na Quinta, Matinha e Mata. E, ainda, estarão sendo desenvolvidas atividades nas escolas e centros comunitários do município.
A programação das atividades, que será divulgada posteriormente, inclui jogos esportivos, recreação, exercícios laborais para todas as faixas etárias, dentre outras. As atividades serão coordenadas por técnicos e instrutores físicos do SESC-MA.
Para Patrícia Oliveira, a campanha não é só uma competição, mas também um meio de estimular hábitos saudáveis. “O maior objetivo do Dia do Desafio é inserir a atividade física na realidade de jovens, adultos e crianças, transformando essa iniciativa de 15 minutos em um hábito rotineiro”, disse.
Durante a reunião, as lideranças comunitárias se mostraram entusiasmadas em mobilizar a comunidade para participarem do Dia do Desafio.


“É um evento focado na saúde, que visa incentivar a prática esportiva e combater o sedentarismo de forma dinâmica. Além disso, traz consigo todos os valores positivos do desporto, como a união e o trabalho em equipe. Tenho certeza que a comunidade ribamarense unida irá se engajar nessa campanha e vencer esse desafio de mobilização”, afirmou Gardel Pontes, liderança comunitária do bairro Jota Câmara.
Vale ressaltar que, além de São José de Ribamar, também irão participar do evento as cidades de Caxias e Itapecuru-Mirim, que já são veteranas na disputa. Mas apenas Juazeiro do Norte será concorrente de Ribamar. Desde 2002, quando começou a realização do evento no Estado, participaram ainda as cidades de Paço do Lumiar e São Luís.
Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades em cada cidade recebem o Certificado de Participação. O resultado sai no dia 31 de maio.

No ano passado, o evento contou com o envolvimento de 4.023 cidades, de 22 países, atingindo mais de 64 milhões de pessoas. Esse ano, no Maranhão, a meta é contabilizar 150 mil atendimentos.

Texto: Ivany Costa/Estagiária ASSCOM PMSJR / Fotos: Oswaldo Ceará/ASSCOM PMSJR 
P.S - Matéria extraído do site da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar. (http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/)







NÚCLEO DE JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA - NJJR!
Projeto RestaurAÇÃO - São José de Ribamar - MA - Brasil
Rua 06, 636 C, CEP: 65.110-000, Vila Sarney Filho, São José de Ribamar-MA
Tel. (98) 3237/2034, e-mail: projetorestauracaosjrma@gmail.com

terça-feira, 22 de maio de 2012

Primeira Sensibilização sobre Medidas Socioeducativa em Meio aberto e Justiça Juvenil Restaurativa no Município de Raposa /MA

O Projeto RestaurAÇÃO, através do Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa, realizara no próximo dia 28 de maio de 2012, a Primeira Sensibilização sobre Medidas Socioeducativa em Meio aberto e Justiça Juvenil Restaurativa no Município de Raposa /MA, no Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS  localizado  na Av. São Sebastião, S/N, Vila Bom Viver, Raposa / MA,  apartir das 09hs da manhã.



Convidamos todos os atores inseridos em trabalhos com jovens e adolescentes deste município para participar desse evento sensibilizatório. SEMAS, CRAS, CREAS, CMDCA, CONSELHO TUTELAR, CAPS entre outras instituições. PARTICIPE! você é nosso convidado ESPECIAL.


Maiores informações, ligue 3229/1550 (SEMAS da Raposa) ou 8265/3558 (Márcio Trinta) * 3237/2034 (NJJR).



NÚCLEO DE JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA - NJJR!
Projeto RestaurAÇÃO - São José de Ribamar - MA - Brasil
Rua 06, 636 C, CEP: 65.110-000, Vila Sarney Filho, São José de Ribamar-MA
Tel. (98) 3237/2034, e-mail: projetorestauracaosjrma@gmail.com

sexta-feira, 18 de maio de 2012

SEMANA DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.



4º DIA DA AÇÃO DA SEMANA DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
 Local: Centro Social da Vila Sarney Filho I 



PALESTRA SOBRE ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES




  
  As Conselheiras Tutelares Ângela Maria e Suzana da Silva discorreram sobre a importância do Conselho Tutelar, como ele é constituído e quais as suas finalidades para a sociedade. Logo em seguida palestraram sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes, caracterizando as formais mais graves de agressão à criança e ao adolescentes. Enfatizando casos como: Abuso sexual, exploração sexual comercial, exploração sexual com contato corporal e sem contato corporal.


Pessoas da comunidades da Vila Sarney Filho


                                  Estudantes da Escola Municipal Sarney Filho





     Funcionárias do Centro Social - Sra. Ângela, Magnólia, Rosângela e Denise.


Articulador Márcio Trinta e os meninos do santuário, Ronilson e Luzanilson.



Meninos do Santuário


Articulador Márcio Trinta e a Conselheira Suzana Silva



A ex. conselheira a Sra. Antônia da Silva e Elivânia Estrela, participaram do evento abordando o abuso sexual através das redes sociais, apontando os pontos positivos e negativos dessa ferramenta tão importante no mundo atual.






NÚCLEO DE JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA - NJJR!
Projeto RestaurAÇÃO - São José de Ribamar - MA - Brasil
Rua 06, 636 C, CEP: 65.110-000, Vila Sarney Filho, São José de Ribamar-MA
Tel. (98) 3237/2034, e-mail: projetorestauracaosjrma@gmail.com

quinta-feira, 17 de maio de 2012

SEMANA DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.



3º DIA DA AÇÃO DA SEMANA DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
 Local: Liceu Ribamarense II - Parque Jair

PALESTRA SOBRE ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.





 Estudantes do Liceu Ribamarense II




 Articulador Márcio Trinta e a Gestora do Liceu Ribamarense II Sra. Viviane Pedrosa.


  Estudantes do Liceu Ribamarense II




   Estudantes da Escola Municipal Parque Jair




 As Conselheiras Tutelares Maria da Conceição (Concita) e Sra. Leide discorreram sobre a importância do Conselho Tutelar, como ele é constituído e quais as suas finalidades para a sociedade. Logo em seguida palestraram sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes, caracterizando as formais mais graves de agressão à criança e ao adolescentes. Enfatizando casos como: Abuso sexual, exploração sexual comercial, exploração sexual com contato corporal e sem contato corporal.



 O  Projeto RestaurAÇÃO trabalhando para a disseminação de uma cultura de paz.



Articulador Márcio Trinta, a Gestora da Escola Municipal Parque Jair Sra. Márcia Garcia e o funcionário do Liceu Ribamarense Sr.Edmilson.







NÚCLEO DE JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA - NJJR!

Projeto RestaurAÇÃO - São José de Ribamar - MA - Brasil

Rua 06, 636 C, CEP: 65.110-000, Vila Sarney Filho, São José de Ribamar-MA

Tel. (98) 3237/2034, e-mail: projetorestauracaosjrma@gmail.com


quarta-feira, 16 de maio de 2012

SEMANA DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

      2º DIA DE AÇÃO DA SEMANA DO COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

           




 Estudantes da Escola Municipal Gonçalves Dias e Pacientes da UBS Jardim Tropical.





                         Mais uma ação do Projeto RestaurAÇÃO, juntamente com o Conselho tutelar e o CMDCA que realizou nesse dia 16/05/2012 uma palestra na UBS Jardim Tropical. O  projeto  falou sobre a resolução de conflitos envolvendo adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, de forma pacífica, através da realização de práticas restaurativas, e com a participação ativa da comunidade, buscando a promoção de uma cultura de não violência, através de uma nova perspectiva: a da Justiça Restaurativa. No entanto, também colocando que esse trabalho só acontece com uma rede de parceiros como o Conselho Tutelar. 

                                      





 Alunos do 8º Ano da Escola Municipal Gonçalves Dias





                       As Conselheiras Tutelares Maria da Conceição (Concita) e Maria Ângela discorreram sobre a importância do Conselho Tutelar, como ele é constituído e quais as suas finalidades para a sociedade. Logo em seguida palestraram sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes, caracterizando as formas mais graves de agressão à criança e ao adolescente. Enfatizando casos como: Abuso sexual, exploração sexual comercial, exploração sexual com contato corporal e sem contato corporal.





18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE.

DENUNCIE, EM UMA DELEGACIA MAIS PRÓXIMA DE SUA CASA OU PELO DISQUE DENÚNCIA - 100, OU ENTÃO LIGUE PARA O CONSELHO TUTELAR DE SEU MUNICÍPIO. 
CONSELHO TUTELAR DE SÃ JOSÉ DE RIBAMAR - 3224.6808


NÚCLEO DE JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA - NJJR!
Projeto RestaurAÇÃO - São José de Ribamar - MA - Brasil
Rua 06, 636 C, CEP: 65.110-000, Vila Sarney Filho, São José de Ribamar-MA
Tel. (98) 3237/2034, e-mail: projetorestauracaosjrma@gmail.com