sexta-feira, 10 de maio de 2013


Projeto RestaurAÇÃO: Visita de estudantes/pesquisadores contribui para a divulgação do Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa como referência na disseminação da cultura de Paz no Maranhão.

A difusão da Justiça Restaurativa no Brasil e no mundo vem ganhando fôlego. Funcionando em São José de Ribamar desde 2009, o Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa - NJJR órgão da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, gestor do Projeto RestaurAÇÃO, continua difundido as práticas da Justiça Juvenil Restaurativa, uma iniciativa inédita em todo o Maranhão, recebe estudantes nacional e internacional.

O Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa - NJJR em São José de Ribamar é voltado para a resolução de conflitos envolvendo adolescentes e jovens, de forma pacífica e com o envolvimento da comunidade, o projeto busca soluções sustentáveis para o município, com a promoção de uma cultura de não violência, através de uma nova perspectiva: Justiça Restaurativa.

O NJJR é referência no que diz respeito a resolução de conflitos através das práticas restaurativas, sendo assim procurado por vários estudantes, pesquisadores e  simpatizantes da Justiça Restaurativa, atualmente o NJJR recebe 02 (dois) estudantes com interesse na Justiça Restaurativa.




A estudante de Relações Internacionais Kayla Gressel- 21 anos da Universidade Colgate University da California nos EUA, que foi encaminhada pelo programa de extensão acadêmica da Universidade de SIT aqui no Brasil, é representado pela World Learning do Brasil (localizado em Fortaleza), que estuda as relações de conflitos e o impacto nas comunidades,  resolvidas através das técnicas de resolução de conflito, sendo uma das técnicas a Justiça Juvenil restaurativa.




 
Também o estudante de música Armando Sodré da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, que estudará a musicalização dentro das praticas restaurativas, para contribuir na sensibilização das partes no círculo garantindo a eficiência da mesma e criando um ambiente de paz, segurança e confiança entre os participantes.




A importância da visita de pesquisadores e o intercambio cultural dentro do NJJR contribui para divulgação e a disseminação da Justiça restaurativa, além da troca de experiência, acreditando que a maneira mais efetiva de compreender outra cultura é entrar nela, vivenciá-la. Tendo como retorno o trabalho que o Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa desempenha, servindo de fomentação da Cultura de Paz nacionalmente e internacionalmente. 


Projeto RestaurAÇÃO
Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa
ASSCOM Tel: 98 32372034 


Nenhum comentário:

Postar um comentário