quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa - NJJR


Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa - NJJR



Projeto RestaurAÇÃO



Perguntas Frequentes:



1- Quais atividades, por meio da Justiça Restaurativa, vêem sendo desenvolvidas em São José de Ribamar? 

O município conta hoje com o projeto RestaurAÇÃO - Justiça Juvenil Restaurativa em São José de Ribamar, que é inédito em todo o Maranhão e fruto de uma parceria entre a Fundação Terre des hommes – ajuda à infância (Tdh), a Prefeitura de São José de Ribamar, a 2ª Vara da Comarca do município, o Ministério Público estadual e a Defensoria Pública, com o apoio do Ministério da Justiça através da Secretaria de Reforma do Judiciário. 
É um projeto voltado para a resolução de conflitos envolvendo adolescentes e jovens, de forma pacífica, através da realização de práticas restaurativas, e com a participação ativa da comunidade, buscando a promoção de uma cultura de não violência, através de uma nova perspectiva: a da Justiça Restaurativa. 

2- Há quanto tempo o projeto funciona em São José de Ribamar? 

O Projeto RestaurAÇÃO iniciou a partir do segundo semestre de 2009, quando lideranças comunitárias, profissionais da assistência social, do sistema de justiça, da secretaria de juventude, professores e diretores de escolas começaram a ser capacitados para atuarem como facilitadores de círculos restaurativos na comunidade de São José de Ribamar, promovendo a participação ativa dos cidadãos na resolução pacífica dos conflitos, envolvendo vítima, ofensor e a comunidade. 
Em 12 de setembro de 2010 foi inaugurado o Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa, localizado na Vila Sarney Filho (São José de Ribamar), espaço para a realização de práticas restaurativas, formação e articulação das lideranças comunitárias dos diferentes espaços do município para a difusão e implantação da Justiça Restaurativa. 

3- Qual o número de beneficiados pelo projeto?

A implementação do Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa agrega a cooperação de 20 espaços (entre atores governamentais e comunitários) que realizam e disseminam as práticas restaurativas, tendo capacitado 72 facilitadores de círculos restaurativos. O Projeto co-realizou o 1º Seminário Brasileiro de Justiça Juvenil Restaurativa em São Luís com 391 participantes e sensibilizou os operadores da justiça na temática, com o Curso Básico sobre Justiça Restaurativa para Juízes, tendo participado 33 juízes de direito de comarcas da capital e do interior do estado, outro curso para promotores de justiça e defensores públicos, sensibilizando 36 participantes. Também contribuiu para a capacitação de 38 atores do sistema de segurança pública (entre policiais civis e militares, guardas municipais e conselheiros municipais de segurança) em técnicas de mediação de conflito. 
Até junho de 2011, 291 crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidade foram beneficiadas com a realização de 60 práticas restaurativas desde o início do Projeto, atualmente 33 casos estão em andamento, sendo 11 no Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa e 22 na Casa da Justiça. 
O projeto alcançou 1179 beneficiários diretos por meio de sensibilizações, formações e cursos. Estima-se que 3297 pessoas (crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidade) foram beneficiadas indiretamente com as ações realizadas.

4 – Quais as Instituições parceiras? 

O projeto RestaurAÇÃO - Justiça Juvenil Restaurativa em São José de Ribamar é fruto de uma parceria entre a Fundação Terre des hommes – ajuda à infância (Tdh), a Prefeitura de São José de Ribamar, a 3ª Vara da Comarca, o Ministério Público estadual e a Defensoria Pública, instituições que compõem o Grupo Gestor do Projeto, contando ainda com o apoio do Ministério da Justiça através da Secretaria de Reforma do Judiciário. 
No município, o Projeto conta também com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda – SEMAS, Secretaria Municipal de Juventude - SEMJUV, Secretaria Municipal de Educação - SEMED, Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Defesa Social – SEMTRANS, Conselho Tutelar e Associações Comunitárias. 
Na instância estadual, o Projeto conta com o apoio da Rede Maranhense de Justiça Juvenil, composta por 20 organizações governamentais e não governamentais, a saber: Agência de Notícias da Infância Matraca; Associação Brasileira de Juízes; Promotores e Defensores Públicos pelos Direitos da Infância – ABMP; Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão – AMPEM; Associação dos Magistrados do Maranhão – AMMA; Casa da Acolhida Marista Olho d’Água; Centro de Cultura Negra do Maranhão – CCN; Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente “Pe. Marcos Passerini” – CDMP; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís – CMDCA; Centro de Promoção da Vida de Crianças e Adolescentes/Pastoral do Menor – CEPROVI; Defensoria Publica do Maranhão; Fondation Terre des hommes – ajuda à infância (Tdh); Fundação da Criança e do Adolescente – FUNAC; Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF; Prefeitura Municipal de São José de Ribamar; Procuradoria Geral de Justiça; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís; Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão; Universidade Federal do Maranhão – UFMA e Secretaria de Segurança Pública – SSP.


VENHA E FAÇA-NOS UMA VISITA - HÁ QUASE 02 ANOS DISSEMINANDO A CULTURA DE PAZ NO MARANHÃO.



NÚCLEO DE JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA - NJJR!
Projeto RestaurAÇÃO - São José de Ribamar - MA - Brasil
Rua 06, 636 C, CEP: 65.110-000, Vila Sarney Filho, São José de Ribamar-MA
Tel. (98) 3237/2034, e-mail: projetorestauracaosjrma@gmail.com

segunda-feira, 20 de agosto de 2012


EVENTOS FORMATIVOS DO PROJETO RESTAURAÇÃO ANO 2012


           Mais uma ação do Projeto RestaurAÇÃO envolve representantes de 04 (quatro) municípios simultaneamente, aconteceu na semana passada. A Prefeitura de São José de Ribamar, com o apoio do Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa (NJJR), através do Projeto RestaurAÇÃO  e o Projeto “Fortalecendo a Municipalização das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e disseminando a Cultura de Paz no Maranhão”,  do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão (CEDCA), esta realizando mais uma meta para 2012 de disseminação da Justiça Restaurativa – JR, que possibilita juntar os municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, além do município de Açailândia e Imperatriz. 


                   Essa mesma ação aconteceu no município de Imperatriz nos dias 04 e 05 de Julho onde reuniu representantes e técnicos da área de garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes e uma sensibilização com o judiciário e promotoria de Imperatriz, dando continuidade às ações propostas do projeto com o apoio do CEDCA, o Projeto RestaurAÇÃO realizou  em dois lugares o Curso Básico sobre Justiça Restaurativa - JR, para os representantes dos municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar na Secretaria Municipal de Turismo nos dias 15,16 e 17 de agosto e  para os representantes de Açailândia no auditório da Secretaria Municipal de Educação nos dias 16, 17 e 18 também desse mês.

Curso Básico sobre JR em Imperatriz




                O Projeto RestaurAÇÃO, tem como um de seus objetivos contribuir com o processo de municipalização das medidas socioeducativas em meio aberto e qualificação do atendimento socioeducativo em São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Imperatriz, Açailândia e Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente em conflito com a lei (São Luís), através da disseminação da Justiça Juvenil Restaurativa e fomento da Cultura de Paz.

Curso Básico sobre JR em São José de Ribamar 
( participaram representantes de Paço do Lumiar e Raposa)




                        O Curso Básico Sobre Justiça Restaurativa pretende sensibilizar e embasar teoricamente profissionais do Sistema de Garantia de Direitos das crianças e adolescentes sobre a proposta da Justiça Restaurativa e estimular a formação de lideranças em Justiça Restaurativa nos municípios do Maranhão.


Curso Básico sobre JR em Açailândia



Justiça Restaurativa e Cultura de Paz estamos juntos nessa!



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Justiça Restaurativa resolve conflitos com base no diálogo

Em São José de Ribamar, o projeto está facilitando a vida de muita gente.


SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Em São José de Ribamar, um projeto de Justiça Restaurativa resolve conflitos por meio do diálogo. Em vez de procurar a Justiça comum, as partes envolvidas participam de reuniões com mediadores, para chegar a um acordo sobre a solução do problema. 

Abaixo assista o vídeo no qual discrimina de maneira superficial as nossas ações:


Créditos a TV Mirante - 

NÚCLEO DE JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA - NJJR!
Projeto RestaurAÇÃO - São José de Ribamar - MA - Brasil
Rua 06, 636 C, CEP: 65.110-000, Vila Sarney Filho, São José de Ribamar-MA
Tel. (98) 3237/2034, e-mail: projetorestauracaosjrma@gmail.com

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CURSO DE FACILITADORES


Realização do 2º Módulo



O GT/Grupo de Trabalho Justiça Restaurativa, da Rede Maranhense de Justiça Juvenil, realizou na Escola Superior da Advocacia (ESA)/OAB-MA., no Calhau, São Luís, entre os dias 30 de julho a 02 de agosto de 2012, o 2º Módulo do Curso de Facilitadores de  Práticas Restaurativas: Círculos de Resolução de Conflitos, objetivando a  formação de facilitadores nesta prática  restaurativa, em diferentes contextos, contribuindo para resolução positiva de conflitos e a difusão da Cultura de Paz no Maranhão.


Participaram do evento,  atores do CREAS, CRAS e NJJR,   do município de São José de Ribamar; Pastoral da Família, Judiciário e CMDCA de Paço do Lumiar; CREAS, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, COMUCAA /Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia; CRAS, CREAS, SEMDES de Imperatriz; FUNAC, CRAS, CREAS, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO de São Luís.


Na oportunidade a Psicóloga Lastênia Soares, afirmou a importância das metodologias aplicadas são alternativas a justiça comum, como forma de não culpar e punir, mas sim de buscar a restauração da relação entre os seres afetados.


Como o curso é modular e conforme a organização do evento, esta previsto para o dia 26 de novembro do corrente ano, das 14 às 17 horas em local a definir, a certificação dos participantes.  Além de capacitar os profissionais da área de garantia de direitos de C/A, o curso proporcionou aos profissionais do Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa utilizar mais uma ferramenta de Justiça Restaurativa, o Círculo de Paz- Resolução de Conflitos no atendimento aos usuários.


Simulação de Circulo de Resolução de Conflito.


Simulação de Circulo de Resolução de Conflito. 


Simulação de Circulo de Resolução de Conflito.


Debate sobre vários temas associados a Justiça Restaurativa.


NÚCLEO DE JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA - NJJR!
Projeto RestaurAÇÃO - São José de Ribamar - MA - Brasil
Rua 06, 636 C, CEP: 65.110-000, Vila Sarney Filho, São José de Ribamar-MA
Tel. (98) 3237/2034, e-mail: projetorestauracaosjrma@gmail.com